O que fazer em João Pessoa - Roteiro de 3 dias

O que fazer em João Pessoa - Roteiro de 3 dias

Compartilhe

Escrito por: Nayla Georgia

_

João Pessoa é um tesouro histórico e cultural do Nordeste. A equipe hiSelly deseja as boas-vindas à gloriosa capital da Paraíba! Confira nossas dicas para visitar e o roteiro de 3 dias, a seguir. 


Como chegar em João Pessoa, capital da Paraíba?


Via aérea

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (JPA) é o principal aeroporto que atende João Pessoa, recebendo voos de várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. As principais companhias aéreas que operam voos domésticos para João Pessoa são a LATAM, Gol e Azul. Embora o aeroporto de JPA ainda não receba voos diretos do exterior, é possível chegar aqui fazendo conexão em outros aeroportos brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Após desembarcar em JPA, os viajantes têm à disposição diversas opções de transporte para chegar ao destino final, em João Pessoa. Há táxis e os aplicativos de transporte disponíveis no local, além de serviços de transfer oferecidos por algumas empresas de turismo.



Via terrestre

João Pessoa está bem conectada por estradas, facilitando o acesso por meio de transporte terrestre. Para quem prefere viajar de carro, João Pessoa é acessível por rodovias bem conservadas. As principais vias de acesso são a BR-101 e a BR-230 (Transamazônica). Vindo de Recife, por exemplo, são aproximadamente 120 km pela BR-101, uma viagem que pode ser feita em cerca de 2 horas, dependendo das condições do tráfego. Outra opção é viajar de ônibus. Diversas empresas oferecem linhas regulares partindo de várias cidades do Nordeste e de outras regiões do Brasil. As principais empresas que operam rotas para João Pessoa são a Itapemirim e a Progresso. 


Foto Igor Pereira


Onde ficar hospedado em João Pessoa (PB)?

Ao escolher um lugar para se hospedar em João Pessoa durante uma viagem de turismo, você encontrará tranquilidade e belezas naturais em toda a orla da capital paraibana.

O bairro de Cabo Branco é uma das mais populares escolhas para aqueles que procuram paz e proximidade com as belas praias da cidade, além de oferecer uma seleção de hotéis e pousadas de luxo. Tambaú é outra opção popular, conhecida por seus restaurantes e fácil acesso às praias urbanas. Manaíra é um bairro movimentado e cosmopolita, com uma variedade de opções de hospedagem, compras e entretenimento. O Jardim Oceania é uma ótima opção para quem busca uma experiência mais residencial e tranquila, com uma atmosfera de praia serena e belas paisagens costeiras. O bairro do Bessa é conhecido por suas praias mais preservadas e ideais para banho de mar. Já o bairro do Aeroclube oferece uma localização mais central, porém próxima da praia, e conveniente, com fácil acesso às principais atrações da cidade e uma variedade de opções de hospedagem para todos os gostos e orçamentos. Outra opção é o bairro de Intermares, que fica no município de Cabedelo - parte da região metropolitana de João Pessoa -, sendo uma opção que abraça o sossego e as belezas da natureza, mas com opções urbanas de comodidade e lazer.

Independentemente do bairro escolhido, João Pessoa irá receber com a calorosa hospitalidade paraibana e uma estada memorável!


Como se deslocar em João Pessoa (PB)?

Dentro de João Pessoa, os turistas têm à disposição diversas opções de transporte para se deslocarem pela cidade e explorarem suas atrações e belezas naturais. Listamos algumas:


  1. Aluguel de carro: para quem prefere maior independência e flexibilidade em seus deslocamentos, o aluguel de carros é uma opção viável em João Pessoa. Existem diversas locadoras de veículos na cidade e no aeroporto, oferecendo uma variedade de modelos e preços para atender às necessidades dos visitantes.
  2. Aplicativos de transporte e taxi: aplicativos como Uber e 99 estão disponíveis em João Pessoa e oferecem uma alternativa conveniente, além de taxis tradicionais.
  3. Aluguel de bicicleta: uma excelente alternativa de deslocamento em João Pessoa é andar de bike. A capital possui uma extensa rede de ciclovias e ciclofaixas, sendo uma cidade bastante amigável para os ciclistas. Muitos hotéis e empreendimentos turísticos oferecem serviço de aluguel de bicicletas, permitindo que os turistas explorem a cidade de forma sustentável e saudável.
  4. Ônibus: turistas podem utilizar o ônibus como uma opção econômica e conveniente para se deslocarem entre os bairros e para visitar pontos turísticos. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente com o motorista e, para ficar por dentro dos itinerários e linhas, aplicativos como Mobe e Moovit são úteis.

Foto Ferreira Silva | iStock

Dicas de segurança para turistas em João Pessoa

João Pessoa é, de forma geral, uma cidade segura para turistas, contudo, assim como em qualquer destino, é importante que os visitantes estejam atentos e tomem precauções básicas para garantir uma viagem tranquila. O bom senso é o maior guia para que sua viagem seja segura. Tenha atenção aos seus pertences e observe intuitivamente os locais em que estiver. Verifique a credibilidade dos serviços ofertados, especialmente nas praias e pontos turísticos, como transportes aquáticos e passeios turísticos.


Contatos de emergência em João Pessoa:

  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Federal: 194
  • Polícia Federal Rodoviária: 191
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • SAMU: 192
  • Defesa Civil Municipal: (83) 3214-3401
  • Delegacia de Atendimento ao Turista (83) 3247-8405
  • Procon: 0800 083 2015



Quando visitar João Pessoa (PB)?

Escolher a melhor época para visitar João Pessoa vai depender da sua agenda e preferência, afinal, a capital é famosa por seu clima tropical que nos faz pensar ser verão o ano todo. Os meses mais quentes, entretanto, vão de dezembro a fevereiro, quando é alta estação e a temperatura média passa dos 30°C, com menos chuvas e você certamente encontrará o mar na cor turquesa. Leve em consideração que chuvas podem acontecer ao longo de todo o ano, mas tendem a ser mais intensas entre março e julho.

Foto Cristian Lourenço | iStock


  • Roteiro para Dia 01 em João Pessoa

Boas-vindas a Jampa!


Manhã

Café da manhã: Padoca do Cicico ou Padaria Bonfim

Comece o seu dia bem com um café da manhã delicioso. Sugerimos duas padarias queridas pelos turistas e residentes locais. Ambas ficam próximas ao local onde iniciaremos a visita por João Pessoa, o letreiro da cidade.

> A Padoca do Cicico tem pães artesanais em um ambiente aconchegante. Funciona de terça a sexta das 7h às 10h e 16h às 20h30; e aos sábados e domingos das 8h às 13h.
📍Rua marcionila da conceição, nº 1249 - Cabo Branco

> A Padaria Bonfim tem 57 anos de tradição na cidade e conquista com suas delícias regionais. Funciona diariamente das 5h45 às 21h.

📍Rua José Augusto Trindade, nº 160 - Tambaú

Orla do Cabo Branco: visita ao letreiro "João Pessoa"

Não se pode visitar João Pessoa sem fazer a clássica foto no letreiro da cidade, não é? Ele fica instalado no Largo de Tambaú, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. Não esqueça de passar o protetor solar e sorrir para a foto!

Foto Acervo OTB Comunicação


Picãozinho: passeio nas piscinas naturais

Na maré baixa, as piscinas naturais de Picãozinho aparecem a cerca de 2km da praia de Tambaú, apresentando belos corais e uma vista especial da orla de João Pessoa. Recentemente, golfinhos começaram a aparecer no local e você pode ter a sorte de vê-los! O passeio é feito por catamarãs que partem da orla de Tambaú. Algumas empresas que fazem a rota são a Maresia Turismo e a Embarcação Pirata.

Foto Cristian Lourenço | iStock

Tarde

Almoço: Mangai ou Olho de Lula

Para almoçar, que tal saborear a culinária regional em restaurantes tradicionais de João Pessoa?

> O Mangai é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos restaurantes de culinária nordestina no Brasil e tudo começou aqui. Aberto de segunda a sexta, 11h30 às 22h; sábado e domingo das 07h às 22h.

📍Av. Gen. Edson Ramalho, 696 - Manaíra ou Manaíra Shopping

Foto reprodução instagram @mangairestaurantes


> Outra opção tradicional para o almoço é o Olho de Lula, restaurante incrível para os amantes de frutos do mar que tem o mais famoso churrasco de peixe da região. Fizemos uma degustação aqui com a nossa corretora associada, Karol. Assista no Instagram. Aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 23h, e, aos domingos, para almoço das 11h30 às 16h.

📍Av. Cabo Branco, 2300 - Cabo Branco


Passeio na orla de Tambaú

A orla de Tambaú é repleta de atrações turísticas imperdíveis. Comece o passeio nas proximidades do Hotel Tambaú, um cartão postal da cidade, e siga o passeio para a Feirinha de Tambaú, onde poderá conhecer o artesanato local e se inspirar com os artistas. O Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) fica próximo e conta com diversas lojinhas de produtos locais. Assista ao Tour com Dalu por Tambaú e tenha um gostinho de como será esse passeio.

Pôr do sol panorâmico: SKY Bar

Vamos assistir a um espetáculo da natureza no bar mais alto do Brasil com vista para o mar? Prepare-se para seguir ao Rooftop do SKY Bar às 16h. O estabelecimento fica a mais de 150 metros de altura, no 44º andar do Complexo Tour Geneve, na rua Maria das Dores Souza, n° 81 - Altiplano. Aberto das 16h às 23h45. Para acessar o Rooftop paga-se uma taxa de R$ 30 por pessoa. 

Foto Ferreira Silva | iStock


Noite

Além de assistir ao pôr do sol com vista panorâmica da cidade no SKY Bar é possível jantar no local. Caso você deseje esticar a programação, nossa sugestão para a noite é uma caminhada tranquila no Largo de Tambaú, espaço entre as orlas dos bairros de Cabo Branco e Tambaú, no qual iniciamos o dia. Pela noite, você pode descobrir outras opções de restaurantes, food parks e bares para curtir. Esse é um lugar bastante movimentado no período noturno, recebendo turistas e residentes para um passeio agradável. Aluguel de patinetes, bicicletas e patins para crianças está disponível por aqui.



  • Roteiro para Dia 02 em João Pessoa

História e Cultura


Manhã

Café da manhã: Farina In Natura ou BA'RA Hotel

No segundo dia em João Pessoa, que tal um café da manhã especial?

> Com pães artesanais deliciosos, a Farina In Natura é uma excelente opção para começar o dia bem. Clique aqui para conferir a visita que fizemos na Farina. Aberta diariamente, das 6h30 às 21h.
📍Av. Cabo Branco, nº 1780 - Cabo Branco

> Como opção extra, o café da manhã no luxuoso BA'RA Hotel é aberto ao público e tem um cardápio de alta gastronomia. Aberto diariamente, das 6h às 10h. Paga-se R$ 135,00 por pessoa, além da taxa de serviço.

📍Av. Cabo Branco, nº 1148 - Cabo Branco

Passeio no ponto mais oriental das Américas

Você sabia que o ponto que está mais ao oriente das Américas continentais fica em João Pessoa? Local conhecido como Ponta dos Seixas, vizinho ao Farol do Cabo Branco, um dos cartões postais da cidade, de onde se tem uma bela vista da orla da capital paraibana e do Oceano Atlântico.

Foto Acervo OTB Comunicação


Marco da Arquitetura Moderna

Seguindo o passeio matinal, próximo à Ponta do Seixas, visite a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e reúne exposições de artes e ciências. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h.

📍Avenida João Cirillo da Silva - Altiplano

Praia da Penha

Sugerimos seguir o passeio à Praia da Penha para conhecer as escadarias da Igreja da Penha, um lugar que chama a atenção dos turistas como ponto de devoção e cenário de belas fotos.

📍Praça Oswaldo Pessoa, n° 91 - Penha


Almoço: Minha Praia, Lovina Seixas ou Peixada do Amor

Foto reprodução instagram @minhapraia_beachclub

> Curtir uma praia e um almoço delicioso com o pé na areia? Uma das opções para o segundo dia em João Pessoa é o Minha Praia, que fica próximo aos passeios da manhã. Clique aqui para assistir à nossa visita ao estabelecimento. Aberto diariamente, das 10h às 17h.

📍Rua dos Pescadores, n°36 - Praia do Seixas

> Outra opção deliciosa, também na Praia do Seixas e com pé na areia, é o Lovina Seixas. Aberto diariamente, das 9h às 18h.

📍Rua dos Pescadores, n°426 - Praia do Seixas

> Um ambiente tradicional, com sua famosa peixada, é a Peixada do Amor, ponto muito conhecido da Praia do Seixas. Aberto de segunda a sexta, das 10h às 16h; sábado e domingo, das 10h às 17h.

📍Rua do Maceió - Praia do Seixas


Tarde

Passeio no Centro Histórico

Iniciando o passeio no Parque Solon de Lucena, conhecido como Parque da Lagoa, os visitantes são recebidos por seu belo paisagismo, ideal para uma caminhada.

Foto Renato Santos | iStock

Em seguida, sugerimos a visita ao Centro Cultural São Francisco e à majestosa Igreja Nossa Senhora do Carmo, lugares que oferecem uma imersão na herança cultural e arquitetônica da região, com seus detalhes barrocos impressionantes e uma coleção de arte sacra que encanta.

Foto Renato Santos | iStock e Cacio Murilo/MTur


João Pessoa é uma cidade repleta de patrimônios históricos que são uma verdadeira viagem no tempo. Nós já fomos conhecer alguns deles de pertinho. Assista ao passeio que fizemos em celebração ao Dia do Patrimônio Histórico clicando aqui.

Após absorver a cultura e a história, faça uma parada na Praça Antenor Navarro e siga ao icônico Hotel Globo para vivenciar um dos momentos mais esperados do dia: o pôr do sol. Situado estrategicamente, o hotel oferece uma bela vista, proporcionando aos visitantes uma experiência memorável enquanto o sol se despede do dia com um espetáculo de cores no céu e no rio Paraíba.

A cidade de João Pessoa nasceu aqui, às margens do Rio Sanhauá, afluente do Rio Paraíba, ou seja, o cenário perfeito para encerrar um dia histórico. 

Foto Renato Santos | iStock


Noite

Fechando o segundo dia com chave de ouro, sugerimos uma visita à Rua Joaquim Avundano, no bairro do Miramar. A rua tem ganhado bastante destaque por ser código postal de excelentes cafés, padarias, bares e docerias, garantindo uma experiência gastronômica diversificada. Recentemente, Thaís Quirino, nossa corretora associada, visitou a rua. Clique aqui para assistir.



  • Roteiro para Dia 03 em João Pessoa

Paraíso tropical


Manhã

Café da manhã: Ville des Plantes

Para o terceiro dia em João Pessoa, que tal um café da manhã inspirador, em meio a um exuberante jardim tropical? No bairro do Jardim Oceania, o Ville des Plantes é um open mall que oferece uma variedade de opções gastronômicas, como o Abô Botânica e Café. O Open Mall é aberto diariamente, das 07h à meia-noite.

📍Rua Prefeito Joaquim Gonçalves de Assis, n° 50 - Jardim Oceania

Foto reprodução instagram @villedesplantes e @abobotanicacafe


Praia de Camboinha e Ilha de Areia Vermelha

A praia de veraneio Camboinha, localizada no litoral norte de João Pessoa e parte do município de Cabedelo, é um verdadeiro paraíso que encanta os veranistas com suas águas calmas e mornas, ideal para banho. Além disso, Camboinha conta com uma infraestrutura completa, com quiosques que servem petiscos e bebidas geladas, proporcionando momentos agradáveis à beira-mar. Será as Maldivas brasileira?

Foto Igor Pereira


Um dos passeios imperdíveis em Camboinha é a visita à famosa Ilha de Areia Vermelha. Esse banco de areia avermelhada, que surge durante a maré baixa, é um verdadeiro espetáculo da natureza e atrai turistas de todo o mundo. Para chegar à Ilha de Areia Vermelha, os visitantes podem contratar passeios de barco diretamente na praia de Camboinha, mas não esqueça de olhar a tábua de marés ao planejar a visita.

Almoço: Ilha Dourada ou Verano

> Uma excelente opção de almoço nas proximidades da praia de Camboinha é o Restaurante Ilha Dourada, que tem área com pé na areia. Aberto diariamente, das 8h às 17h. Carol Lacerda, nossa corretora associada, aprovou a experiência. Confira aqui.

📍 BR -230, R. José Américo de Almeida Filho, s/n - Areia Dourada

> Outra sugestão deliciosa é o Verano Praia Bar, que também é pé na areia e fica na Sport Marina. Anna, nossa corretora associada, já esteve aqui: assista nossa visita ao Verano.

📍BR 230, Sport Marina - Cabedelo


Tarde

Passeio na Fortaleza de Santa Catarina

Na imponente Fortaleza de Santa Catarina, explore as muralhas centenárias e aproveite a vista exuberante do encontro entre o rio Paraíba e o Oceano Atlântico. A fortaleza foi construída no século XVII para proteger a costa de invasões. Aberta diariamente, das 8h30 às 17h.

📍Rua Francisco Serafim, R. Santa Catarina, s/n - Cabedelo

Passeio no Dique de Cabedelo

Foto Acervo OTB Comunicação


Em seguida, aproveite a proximidade e visite o Dique de Cabedelo, onde os turistas podem apreciar a beleza do encontro das águas do rio com o mar. Um local ideal para uma caminhada relaxante, desfrutando da brisa marítima revigorante.

📍Rua Augusto Chericate, 255-493, Vila São João - Cabedelo

Confira nosso tour por aqui.

Pôr do sol no Jacaré

Finalmente, para encerrar o passeio com chave de ouro, dirija-se à famosa praia do Jacaré para testemunhar um dos espetáculos mais memoráveis da natureza: o pôr do sol, ao som do Bolero de Ravel, tocado ao vivo, diariamente, pelo saxofonista Jurandy do Sax. Uma experiência mágica e essencial para concluir a visita a João Pessoa. Para garantir uma boa vista, busque chegar ao local às 16h e aproveite o artesanato local.

Um dos passeios imperdíveis da nossa lista. Assista aqui.

Foto Acervo OTB Comunicação

Noite

Para uma experiência gastronômica memorável na última noite em João Pessoa, sugerimos alguns restaurantes:

> Reserve Garden: alta gastronomia em um oásis sofisticado. Aberto de quarta a segunda. Para almoço, das 12h às 16h; para jantar, das 18h às 23h.

📍Av. Euzely Fabrício de Souza, 340 - Manaíra

> Limone & Capperi: as amantes da culinária italiana e bela ambientação. Aberto de quarta a segunda. Para almoço, das 12h às 16h; para jantar, das 18h às 23h.

📍Av. Ingá, 284 - Manaíra

> Nui 360: sabores requintados, assinados pelo renomado chef Erick Jacquin em uma vista panorâmica da cidade. Aberto de terça a domingo, das 17h à meia-noite.

📍Edifício Green Tower, Av. Sen. Ruy Carneiro, 303 - Tambaú

Outra opção é explorar os principais shoppings da cidade, como o Manaíra Shopping e o Mag Shopping, onde o restaurante Quilha proporciona uma experiência culinária igualmente requintada, entre as compras e o entretenimento. Sem dúvidas, a última noite em João Pessoa promete uma jornada de sabores extraordinários e memórias gastronômicas para saborear, por muito tempo, após o fim da viagem.



Conclusão

Em três dias, conhecemos uma parte muito especial da maravilhosa João Pessoa. Esperamos que essa experiência tenha despertado em você o desejo de explorar ainda mais esse paraíso tropical. Até a próxima aventura!

_


Deseja investir ou morar em João Pessoa? Temos as melhores oportunidades do mercado imobiliário da cidade! Clique aqui e mande um hi! para a gente no WhatsApp. A equipe hiSelly está #sempredisponível. 🙋🏻‍♀️