Compartilhe
Escrito por: Nayla Georgia
Entre as formas de se adquirir um imóvel na planta, encontramos o "sistema de condomínio fechado", uma alternativa às incorporações que aproxima a participação do comprador na obra e diminui os custos na aquisição. Você já conhece esse modelo de negócio imobiliário? No decorrer deste artigo, vamos explicar como funciona e quais são as suas vantagens. 🏗️
Como funciona o sistema de condomínio fechado?
Em um sistema de condomínio fechado, as responsabilidades na construção do empreendimento são compartilhadas entre a construtora e os seus investidores. Nessa modalidade, a aquisição do imóvel pode ter um custo de até 30% mais barato em comparação ao sistema de incorporação.
A construtora
O papel da construtora em um sistema de condomínio fechado é lançar o projeto do empreendimento, propor um contrato de adesão e gerenciar todas as suas etapas. Por isso, é importante escolher empresas com expertise no assunto, passando confiança no processo e mantendo uma comunicação transparente durante a construção do imóvel.
Uma vez que a construtora alcança uma adesão superior a 50% do proposto empreendimento em regime de condomínio fechado, o trabalho de execução já poderá ser iniciado. Responsável por gerenciar os processos da obra, a construtora recebe uma taxa de remuneração mensal que é calculada em cima do valor total do serviço (aproximadamente 15%).
Os compradores
Os investidores, também chamados de condôminos ou cotistas, compram a cota estabelecida no contrato de adesão do sistema de condomínio fechado e participam do financiamento da obra, pagando preço de custo pelos processos de construção. O valor total do imóvel deverá ser pago até o prazo de entrega da obra para que não haja alteração no prazo final de entrega.
Condomínio fechado é um sistema vantajoso?
De maneira geral, o sistema de condomínio fechado apresenta benefícios na redução de custos ao adquirir um imóvel, bem como uma participação ativa nas escolhas de personalização do empreendimento. Entre as desvantagens, a necessidade de participação do investidor pode ser um problema para aqueles que não dispõe de tempo para acompanhar os processos; inadimplência pode ocorrer entre condôminos; e o preço de materiais está sujeito às flutuações da economia.
As características que definem o modelo de negócio imobiliário baseado em sistema de condomínio fechado tem lados vantajosos para certos perfis de adquirentes que podem ser reconhecidos como desvantagens para outros indivíduos. Como especialistas imobiliários, a equipe da hiSelly acredita que o melhor caminho é fazer uma consulta personalizada para identificar se o seu perfil é o de investidor desse modelo.
Quer conhecer os empreendimentos que já trabalham com sistema para condomínio fechado no portfólio da hiSelly? Manda um "oi" para a gente aqui, que a nossa equipe está #sempredisponível para fazer uma consulta personalizada, para o seu perfil de investimento imobiliário. 🙋🏻♀️